Relatório técnico parcial – CooperCarajás

dez 2018

Processo: 441893/2017-1/ Edital SENAES/CNPq: INCUBADORAS DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS

COOPERCARAJAS – PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA, TECNOLOGIA SOCIAL E ECONOMIA SOLIDÁRIA NA COOPERATIVA DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO AGROECOLÓGICA CARAJÁS

Coordenador: Ricardo Toledo Neder
Universidade de Brasília
PERIODO: NOV/2017 a SET/2018

SUMÁRIO

Nota Explicativa

  1. Atividades previstas originalmente no projeto aprovado
  2. Atividades realizadas no período de fev/2018 a out/2018
  3. Resultados alcançados em termos substantivos (escopo)
  4. Objetivos e resultados por alcançar

NOTA EXPLICATIVA

ANEXO 1 – Ata Assembleia geral Coopercarajas setembro 2018

out 2018

O Termo de Aceitação de Apoio Financeiro (no.2808784942604523) junto ao CNPq foi aprovado em novembro de 2017, mas pelo fato de o depósito dos valores ter sido realizado na conta pessoal do pesquisador-coordenador, houve gestão da nossa parte para os setores responsáveis no CNPQ (financeito e contábil) no sentido de informar o fato, e recebemos orientação quanto devolver os valores para o Tesouro. Foi gerada uma GRU e devolvido. Daí procederam à transferência para a conta pesquisa. Esta operação foi concluída com depósito na conta-pesquisa em 19 de fevereiro de 2018 quando o projeto pode efetivamente ter início. Portanto, só pudemos começar as atividades quatro meses depois do previsto. Diante deste atraso estamos apresentando o pedido de prorrogação de 4 meses (dez/jan 2018 e /fev/mar 2019) com o PLANO DE TRABALHO deste período em anexo.

  1. ATIVIDADES PREVISTAS ORIGINALMENTE NO PROJETO APROVADO

OBJETIVOS GERAIS
(I) Gerar trabalho e renda junto a Cooperativa de Produção e Comercialização Agroecológica Carajás – CooperCarajás, através da organização produtiva popular com aumento produtivo agroecológico;
(II) Apoiar o processo de inclusão na gestão de práticas formais de cooperativismo ambiental e solidário entre as famílias;
(III) Fortalecer a rede de economia solidária e agricultura familiar com desenvolvimento de tecnologia social para melhorar os processos de produção, condições de trabalho e ampliação de novos mercados, com possibilidade de infraestrutura de acessibilidade digital para melhoria do fluxo de escoamento da produção;
(IV) Promover o aumento e aprimoramento da produção agroecológica junto aos núcleos ]
produtivos das famílias dos assentados vinculados a CooperCarajás.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Consolidar o campo de atuação da ITCP TecSol da UnB do ponto de vista institucional hoje reconhecido como programa de extensão da UnB intitulado ITCP: Incubadora de Tecnologia Social e Economia Solidária para Cooperativas Populares, na Universidade de Brasília UNB.
    Meta 1:
    Criação de uma página (site) na internet com o perfil da ITCP, organizando os materiais em repositórios de interesse das comunidades envolvidas e divulgação de todas as ações;
    Vínculo com orçamento: 2 bolsistas ATP-B
  2. Consolidar a sede da ITCP TecSol no campus UnB Planaltina como infra-estrutura de comunicação (TICs) compatível com sua atuação em toda a Universidade e no DF, além de conexões com o movimento regional e nacional das ITCPs.
    Meta 2:
    Equipar os pesquisadores e bolsistas com quatro notebooks de geração atual com recursos de software livre, com aplicativos completos, e com um computador para edição.
    Vínculo com orçamento: item 6 – Despesas de Capital
  3. Apoiar todas as iniciativas que adotam a perspectiva da política e da educação CTS, ciência/tecnologia/sociedade, vinculadas com a pesquisa ação em ambientes de economia solidária, como base para experimentação crítica de metodologias de incubação levando em conta resultados práticos.
    Metas 3:
    Desenvolver instrumentos de gestão, planejamento e controle da produção, beneficiamento e comercialização da produção da cooperativa CoopCarajas.
    Vinculo orçamento: item 4 consultoria
  4. Promover oficinas com os associados dos EES envolvidos pela incubadora para a inclusão dos participantes no Sistema de Projetos em Economia Solidária (SIPES), integrado ao CadÚnico.
    Meta 4:
    Inscrever o COOPERCARAJAS e seus associados como o empreendimento econômico solidário no SIPES e CadÚnico.
  5. Estimular a realização de encontros, assembleias e reuniões periódicos no EES para promoção do cooperativismo e do controle social sobre o desenvolvimento das atividades comuns.
    Meta 5:
    Documentar, analisar e sistematizar em relatório os eventos realizados na CooperCarajas com os três grupos focais selecionados (grupos familiares produtores, juventude e consumidores urbanos).
    Vinculo orçamento: item Bolsistas
  6. Fomentar a estruturação da ITCP TecSol da UnB a fim de convertê-la em um espaço institucional maduro e avançado de intercâmbio com colegas e unidades de ensino, pesquisas e ações direcionadas a educação e gestão de política científica e tecnológica, em associação com a formação científica de estudantes sob um novo formato de pesquisa ação com demandas sociais por C&T.
    Meta 6:
    Desenvolver e implantar um ciclo de conferências e palestras de convidados brasileiros e estrangeiros sobre a estrutura da economia solidária no Brasil, no Centro-Oeste, e no DF, e a necessidade deste tipo de política pública receber aportes de ensino, pesquisa e extensão tecnocientífica.
    Vinculação ao orçamento: (CONTRAPARTIDA DA UNB)
  7. Fortalecer a rede brasileira de ITCPs de universidades públicas no Brasil mediante encontros regionais e nacional, para troca de experiências.
    Meta 7:
    Participar dos encontros nacionais e regionais, (conforme item do edital 6.6.2. participação em eventos regionais e nacionais das incubadoras e do PRONINC).
    Vinculo ao orçamento: item 1 diárias e 3 passagens.
    cronograma de execução original x realizado

Metas/Realização

PERCENTUAL DE REALIZAÇÃO

1.Criação de uma página (site) na internet com o perfil da ITCP
20% implantado. Foi criado o template oficial de páginas padronizadas pela UnB, mas não houve tempo hábil para povoamento da página.

  1. Equipar os pesquisadores e bolsistas com 04 notebooks e computador
    100% realizado
  2. Desenvolver instrumentos de gestão, planejamento e controle da produção do EES
    50% realizados; o desenvolvimento destes instrumentos está em curso a partir da prática de acompanhamento da produção articulada com a comercialização/comportamento do público/deliberações coletivas/
  3. Inscrever o COOPERCARAJAS e seus associados como o empreendimento econômico solidário no SIPES/CadÚnico.
    100% realizado
  4. Documentar, analisar e sistematizar em relatório os eventos realizados na CooperCarajás e nos 3 assentamentos participantes da cooperativa.
    70% realizados
  5. Desenvolver e implantar um ciclo de conferências e palestras
    10% implantados. Em implantação para ocorrer no periodo de dezembro 2018
  6. Participar de encontros nacionais e regionais
    50% executados. Vários encontros relacionados ao fortalecimento da rede regional distrital de economia solidária foram acompanhados

Os trabalhos do projeto aprovado tem como eixo principal apoiar o fortalecimento de uma experiência piloto de cooperativa mista de produção, comercialização, serviços, entre produtores experientes, e outros menos experientes (juventude rural) e produtoras, com a futura mobilização de consumidores urbanos que apoiam a produção agroecológica. Visa a habilitá-los a trabalhar com comércio em geral, e particularmente a dominar aplicativos eletrônicos sob princípios da economia solidária, a partir de grupos focais (subgrupos) com 12 famílias em três assentamentos no DF. Aborda, sinteticamente, três problemáticas:
A) Fortalecimento da organização produtiva popular dos cooperados, com aumento e escoamento da produção, com consequente aumento da geração de renda;
B) Envolvimento da juventude nas atividades do assentamento e fixação do jovem por meio de geração de ocupação e renda vinculadas a produção local e comercialização;
C) Fomentar as relações de troca e reconhecimento, de caráter cultural e econômico, formativo e educacional em redes de assentados, com interação e comercialização entre economia solidária, pequenos comerciantes, produtores rurais e consumidores, com melhoria da logística de produção e da qualidade de vida no trabalho.

O projeto Coopercarajas busca potencializar a integração da juventude junto aos associado/as mais experientes num processo de troca de saberes & experiências a fim de ampliar a capacidade de articulação, serviços técnicos e melhoria das condições socioculturais dos jovens. Trata-se de fomentar suas iniciativas capazes de buscar novas soluções junto a redes de economia solidária e tecnologia social. Tem como estratégia facilitar interação entre os assentados e a comunidade, através da conexão via internet e mídias livres.

Estes trabalhos tem como antecedentes o acúmulo de relações com os grupos de produtore/as na fase 2014/16 de constituição da ITCP UnB 1 cujos resultados permitiram agora a apresentação da atual proposta. O projeto original foi apoiado oficialmente e resultou em aprovação de relatório financeiro e técnico, bem como, contribuiu significativamente para a criação na UnB de uma Incubadora da rede ITCP ligada às universidades públicas para associar projetos, ações e intervenções de pesquisa e ensino junto a empreendimentos econômicos solidários no DF, relacionando-se com outras políticas públicas no País.

A ITCP UnB contribuiu igualmente para os trabalhos de avaliação do PRONINC nacional. Seus trabalhos iniciais (2014/16) foram focalizados em assentamentos da reforma agrária, do Distrito Federal e Goias, com a criação de uma cooperativa de produtores e moradores: a CooperCarajás. A proposta econômica e financeira foi desenvolvida ao longo de 2014/15, com os parceiros estratégicos: jovens da comunidade, coletivo de famílias produtoras agroecológicas, Fiocruz DF, (e uma tentativa frustada de aprovação de proposta no Fundo Social BNDES, além da participação da Embrapa Hortaliças, na conjuntura 2015/16).

Estas atividades previstas acima detalhadas no projeto tem correlação direta com as atribuições e funções previstas no Estatuto da entidade COOPERCARAJAS. Em seu capítulo II (Do Objeto Social, Artigo 2o) a cooperativa tem por finalidade primordial:

  1. Garantir aos associados, aos assentados e assentadas da Reforma Agrária e agricultores e agricultoras camponeses (as), urbanos e peri-urbanos, o acesso ao mercado, visando melhoria da qualidade de vida econômica e social de seus associados.
  2. No cumprimento dessa finalidade básica, a Cooperativa terá como Política de Atuação, a prática do princípio da cooperação, visando a defesa dos interesses e à promoção econômico-social dos associados.
  3. À luz dessa Política, a Cooperativa estabelece como forma precípua de sua atuação o desenvolvimento das seguintes linhas estratégicas, para efeitos de sua numeração, distribuem-se a seguir:

a) Comercialização: mediante vendas em comum de produtos colhidos e/ou elaborados, in natura ou industrializados, entregues por seus associados, incluindo-se todas aquelas operações próprias aos serviços de comercialização em seu sentido amplo;
b) Serviços de Armazenagem: mediante registro de Armazém Geral e prática das operações correspondentes.
c) Serviços de Abastecimento: mediante compras em comum, via importação, se for o caso, e fornecimento aos seus associados, de artigos necessários e/ou úteis às atividades produtivas e/ou ao uso pessoal ou doméstico dos mesmos.
d) Serviços Financeiros: mediante vendas a prazo, créditos, adiantamentos e financiamentos.
e) Serviços Técnicos e Científicos: mediante assessoria técnica que promova a melhoria da capacidade produtiva, de acordo com as demandas dos associados e, a realização de pesquisas para o desenvolvimento da produção e organização.
f) Serviços Sociais e Educacionais: mediante a execução, com recursos próprios ou ainda por meio de convênios com entidades especializadas, públicas ou privadas, incluindo desde a assistência médica preventiva e curativa, saneamento, higiene, seguros, aposentadoria, até a prestação de serviços culturais, de inclusão digital e radiodifusão e televisão comunitária, desportivos e de lazer e outros que correspondam aos interesses de otimização da qualidade de vida pessoal e social dos associados, funcionários da cooperativa e seus respectivos familiares.

  1. ATIVIDADES FIM (ESSENCIAIS OU DE ESCOPO) REALIZADAS NO PERÍODO DE FEV/2018 A OUT/2018

A partir de reunião entre os associados em 10 de fevereiro 2018 entre os membros da ITCP/UnB e da CooperCarajas, foram agendadas e realizadas visitas aos cooperados nos assentamentos onde vivem e produzem, para explicar os propósitos do projeto e intensificar o relacionamento Universidade/Sociedade, por meio dessa atividade de extensão da UnB, com apoio do CNPq e investimentos da Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego.

  1. RESULTADOS ALCANÇADOS EM TERMOS SUBSTANTIVOS (ESCOPO)

Dentre as principais atividades previstas, foram realizados em termos percentuais questões substantivas ou essenciais que podemos chamar de atividades-fim:

atuar como agente de mobilização pedagógica junto aos jovens e mulheres nos assentamentos vinculados à CooperCarajas;
50% cumpridos

montagem e atualização de cadastro de produtores-associados, pesquisadores-bolsistas, bolsistas e técnicos de apoio, pessoal das redes de apoiadores familiares (consumidores agroecologicos);
90%

centralizar e organizar os contatos e agendamentos de eventos entre ITCP e CooperCarajas
90%

encaminhar as necessidades do projeto COOPERCARAJAS junto à administração interna na UnB;
100%
auxiliar na interação com corpo docente da UnB com o projeto e suas demandas
50%
Melhoria da organização produtiva popular, com melhoria da produção, logística escoamento e cooperativismo ambiental e solidário mediante coparticipação de pesquisadores, produtores, jovens e familiares
70%
Criação de práticas de aprendizagem e experiências formativas sociotécnicas em Tecnologia Social e economia solidária como estratégia de envolvimento da juventude no projeto e na cooperativa
70%

Aumento da produção com aquisição de infraestrutura para melhoria da produtividade dos cooperados e da qualidade de vida no processo de produção, e sobretudo criação de melhores condições de saúde e bem-estar dos grupos sociais envolvidos
70%
Capacitação em governança para incentivar o trabalho coletivo, especialmente no escoamento coletivo da produção, com redução de custos em logística para todos os cooperados, bem como capacitação de gestão no cooperativismo, tecnologia social e economia solidária que utilize conhecimentos técnicos e científicos;
50%

O projeto poderá auxiliar os grupos a desenvolver junto com os assentados não associados um plano de desenvolvimento para mapeamento das capacidades individuais e coletivas de produção, dos mercados potenciais para expansão e das condições reais para acesso e construção de novos conhecimentos, em especial pelos jovens;

Fortalecimento do modo de organização de grupos de assentados em três assentamentos, bem como na busca de novos mercados, e redução de custos operacionais pela localização de apoios compartilhados na logística
90%

Incentivar a criação de um centro de formação para vivências e trocas de experiências em economia solidária, associativismo, agroecologia, mídias digitais e Tecnologia Social, associada com a percepção de moradia e desenho de ruas e equipamentos coletivos nos assentamentos.
50%

O segundo mês de atividades do Projeto teve como premissa entender o processo organizativo atual CooperCarajas, bem como, dar antamento nas atividades previstas nos planos de trabalho. Assim, realizamos reuniões com a assessoria contábil da Cooperativa e nova rodada de diálogo com os dirigentes.

Identificamos que o processo formal da Cooperativa precisa ser reestabelecido por meio da regularização de documentos fiscais e de abertura de conta-corrente bancária, para que seja possível realizar as transações de comercialização, o que está sendo encaminhada pela Cooperativa. O que foi realizado em meados de 2018. Outro ponto identificado no debate com os dirigentes refere-se à substituição e formalização do Conselho de Administração da CooperCarajas, para designar os associados com disposição de fomentar e encaminhar as novas tarefas. Para isso, foi definida a data de realização de uma Assembleia Geral da Cooperativa, marcada para o dia 20/05/2018, no Assentamento Cunha.

Com o encaminhamento da Assembleia, foi possível que nossos bolsistas estabelecem contato com todos os associados, para ajudar na convocação e esclarecimento sobre a importância Assembleia.

Bolsistas em atividade:

Vínculo às metas 1, 3 e 5. Principais atividades:

  1. contribuir no desenvolvimento das páginas institucionais, na internet, da ITCP e da CooperCarajas;
  2. desenvolver e construir banco de dados para fortalecimento da gestão da CooperCarajas;
  3. dar assistência técnica em ferramentas de gestão de dados e conteúdos de software livre;
  4. construir e gerenciar estruturas de comunicações entre ITCP e CooperCarajas.

Vínculo às metas 3, 4 e 5. Principais atividades:

  1. coordenar as reuniões entre ITCP e CooperCarajas;
  2. participar das reuniões de campo com os dirigentes e produtores dos assentamentos envolvidos no processo produtivo da CooperCarajas;
  3. participar das decisões sociotécnicas para encontrar as soluções de TI para a gestão da CooperCarajas;
  4. elaborar relatórios técnicos de acompanhamento do projeto.

Vínculo à meta 6:

Desenvolver e implantar um ciclo de conferências e palestras de convidados brasileiros e estrangeiros sobre a estrutura da economia solidária no Brasil, no Centro-Oeste, e no DF, e a necessidade deste tipo de política pública receber aportes de ensino, pesquisa e extensão tecnocientífica. Principal atividade relacionada ao Objetivo Específico 6:
Fomentar a estruturação da ITCP TecSol da UnB a fim de convertê-la em um espaço institucional maduro e avançado de intercâmbio com colegas e unidades de ensino, pesquisas e ações direcionadas a educação e gestão de política científica e tecnológica, em associação com a formação científica de estudantes sob um novo formato de pesquisa ação com demandas sociais por C&T.

Claudinei Silva. Vínculo às metas 3, 4 e 5. Principais atividades:

  1. colaborar com o processo de certificação agroecológica dos produtores associados à CooperCarajas;
  2. contribuir no levantamento de informações sobre a produção para melhoria da gestão de comercialização;
  3. organizar os encontros com os cooperados nos assentamentos e a incubadora para consolidação da certificação agroecológica.

Vicente Almeida Vínculo às metas 3, 4 e 5. Principais atividades:

  1. realizar diagnóstico sobre o processo produtivo agroecológico dos produtores associados à CooperCarajas;
  2. documentar as informações sobre a produção para gerar melhoria da gestão de comercialização;
  3. organizar os encontros com os cooperados nos assentamentos e a incubadora para consolidação do diagnóstico sobre a produção agroecológica.
    O terceiro mês de atividades do Projeto teve como dinâmica a articulação com outras iniciativas da economia solidária e o apoio para a realização da assembleia da CooperCarajas. Foi estabelecido o diálogo com dirigentes do Centro de Economia Solidária do DF, ação que ocorre em parceria com o Governo Distrito Federal. O encontro com seus coordenadores (Marcelo e Synara) possibilitou prever a realização conjunta de um seminário sobre economia solidária e tecnologia social. A perspectiva será a de realizar (em dezembro de 2018 ou janeiro 2019) um evento que envolva empreendimentos econômicos e solidários Centro-Oeste, com ênfase nos empreendimentos do DF. Essa atividade está relacionada à meta 6 deste Projeto.

Importante espaço de diálogo foi a participação de membros do projeto, em 16 de maio, no encontro promovido pela União Nacional das Organizações Cooperativas e Solidárias (Unicopas). O evento teve o objetivo de homenagear o Professor Paul Singer, e promover o lançamento da plataforma “POR UM BRASIL COOPERATIVO E SOLIDÁRIO”, que apresenta as principais pautas da Economia Solidária para a elaboração de projetos de Lei e para o desenvolvimento de programas e políticas públicas de fomento ao Cooperativismo e Associativismo nacional.

Em maio 2018 a atividade central do projeto foi direcionada para a realização da Assembleia Geral da Coopercarajas, no dia 20 de maio, que aconteceu no Assentamento Cunha. A Assembleia contou com a seguinte ordem do dia:

1.Eleição de novos membros do Conselho de Administração;
2.Definição de novo local para a sede da CooperCarajas;

  1. Admissão de novos filiados;
  2. Apresentação de Plano Produtivo e de Comercialização;
    5.Apresentação da parceria do projeto da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UnB – ITCP/UnB com a CooperCarajas;
  3. Outros assuntos de interesse dos associados.

Assentamento Cunha. Asembléia geral da Coopercarajas. Maio 2018

A partir da realização da Assembleia foi possível estabelecer com os produtores uma agenda de visitas nos assentamentos, para aprofundar o diagnóstico sobre a produção e comercialização e preparar a certificação de produtores de alimentos orgânicos, para o próximo período.

A partir dos desdobramentos da Assembleia realizada no mês anterior, neste mês de Junho 2018 foi iniciada uma primeira rodada de visitas nos Assentamentos que fazem parte da CooperCarajas. Inicialmente, no dia 13, houve uma reunião no Assentamento Pequeno William, em Planaltina, DF, para preparar e organizar o dia que seria feito o diagnóstico de produção e comercialização dos produtores cooperados.

Junho 2018 . Produção de associado da Coopercarajas no Assentamento Pq. William

O trabalho de diagnóstico foi realizado pelos pesquisadores bolsistas Vicente e Claudinei, ao longo do mês, junto aos quatro cooperados produtores, conforme relatório técnico. Em síntese, identificou-se grande potencial de aumento da produção. No entanto, vários problemas comuns foram apontados: falta de licença ambiental para ampliar produção nos lotes; burocracia e falta efetividade do PAA (produtores perdem a produção pela falta de compromisso do programa com aquisição seus produtos); as mudas de hortaliças adquiridas são de qualidade muito instável; problemas com falta de água e perdas na comercialização que pode chegar em até a 20% (sem venda e/ou canais de comercialização mais estáveis de confiáveis) alem de um problema de fundo, a ausencia de uma gestão minimamente auto-gerida capaz de documentar o processo de produção e de comercialização além de gerir também a manutenção dos equipamentos e máquinas do Assentamento.

Assentamento pequeno William. Planaltina DF.

Em junho 2018 visitamos o Assentamento Líder, em Luziânia, GO, para preparar a atividade de diagnóstico da produção e comercialização, ação prevista para o mês de Julho. Lá, na área de Dona Dedirce, foi identificado grande potencial na produção de mudas, o que poderá servir para o atendimento de todos os cooperados.

Assentamento Líder. Junho 2018. Unidade de produção de mudas da Associada Derdirce

A partir do trabalho de diagnóstico realizado junto aos assentamentos e sobre as definições da assembleia da CooperCarajas, realizada em Maio, a Incubadora, juntamente com os dirigentes da Cooperativa, trabalharam no sentido de estabelecer o os pontos de comercialização, para o escoamento da produção agroecológica.

Foram mapeados pontos possíveis de se estabelecer a primeira Feira Agroecológica da CooperCarajas. Na ocasião houve a decisão de iniciar a primeira Feira em parceria com a Administração do Condomínio Solar da Serra, localizado na região do Lago Sul, em Brasília. Nesse local, já havia acontecido uma experiência anterior de fornecimento de cestas semanais, no ano de 2017, mas que foi descontinuada em função de problemas de logística. Considerando a existência de um diálogo anterior com os moradores do Condomínio, foi estabelecida uma comunicação prévia pelas redes sociais com os moradores, convidando a todos para participarem da Feira no dia 28 de Julho de 2018, sábado.

A Feira teve imediata receptividade e boa aceitação por parte dos moradores, que deram incentivo para continuidade à Feira, de forma periódica. Assim, no final da atividade, em reunião com os agricultores que participaram e trouxeram sua produção e, em colaboração com a Administração do Condomínio Solar da Serra, foi estabelecido que seria realizada a Feira no Condomínio em todos os sábado do mês de Agosto, próximo.

A partir de agosto, todos os sábados, passou a ser realizada a Feira Agroecológica no Condomínio Solar da Serra, o que mobilizou um público de aproximadamente 40 famílias consumidores.

Em reunião entre os cooperados e com a participação de integrantes da Incubadora, foi definido que 10% do resultado financeiro de cada feira deverá ser revertido para a CooperCarajas, para que se constitua um fundo que garanta as despesas de formação e gestão da Cooperativa.

Outra ação fundamental da Incubadora, que já vinha acontecendo desde o início do projeto, foi a facilitação para que a CooperCarajas acessasse o sistema bancário. Foram realizadas reuniões com contadores, registros de documentos constitutivos da Cooperativa na Junta Comercial e, finalmente, a abertura de conta-corrente no Banco Regional de Brasília (BRB). Foram sobre muitas barreiras e entraves burocráticos que a Incubadora pode colaborar para que a Cooperativa pudesse superá-las e conseguir alcançar o direito à conta bancária.

A Incubadora participou da Segunda Festa Nacional do Baru (Fenabaru), que aconteceu em Arinos (MG), com o deslocamento do pesquisador Vicente Almeida.

O objetivo na participação da Fenabaru foi o de viabilizar o encontro com técnicos e dirigentes de outras cooperativas, para troca de experiências e avaliações sobre o negócio do baru e possibilidades de participação da CooperCarajas. Houve reuniões com a Coopabase e a CoopSertão, cooperativas que atuam naquela região de Minas Gerais.

Ainda no mês de Agosto, a Incubadora contribuiu para articulação de um segundo ponto de comercialização para a CooperCarajas, em parceria com o Restaurante Terra Viva, localizado na área comercial da Super Quadra Norte 202. Foram realizadas reuniões e encaminhada uma carta de apresentação da CooperCarajas ao estabelecimento comercial que, posteriormente, aceitou a parceria e cedeu o espaço em frente ao Restaurante para a realização da Feira Agroecológica da CooperCarajas.

Pag. 13 Barbara: (fotos aqui da Feira Terra Viva)

Foi realizada a segunda assembleia da CooperCarajas, neste ano de 2018, que foi realizada no dia 9 de Setembro, cuja convocação era a seguinte: Edital de convocação de Assembleia Geral da Cooperativa de Produção e Comercialização Agroecológica Carajás – CooperCarajas. O Conselho convoca todos os filiados à Cooperativa para participarem da Assembleia Geral que será realizada no dia 09 de Setembro de 2018, no Assentamento Pequeno William, Planaltina, DF, às 13h30 em primeira chamada, 14 horas em segunda chamada e, às 14h30 em terceira chamada, conforme Artigo 25 de seu Estatuto. A Assembleia contará com a seguinte ordem do dia:

  1. Definição do Plano Produtivo e de Comercialização 2018/2019;
  2. Admissão de novos filiados;
  3. Outros assuntos de interesse dos associados.

Quanto ao Plano Produtivo e de Comercialização, duas ações importantes foram fomentadas pela Incubadora para apoiar a CooperCarajas. Uma diz respeito ao processo de capacitação realizado no Assentamento Mãe das Conquistas, em Buritis (MG), com os novos cooperados, e a possibilidade de promover investimentos com recursos do projeto, com a instalação de duas Cozinhas Escola, uma no Assentamento Pequeno William e outra no Assentamento Oziel Alves III (ambOS EM Planaltina DF) junto ao grupo de mulheres que já vinham participando das Feiras Agroecológicas da CooperCarajas e agora, na Assembleia, firmaram suas filiações.

Em continuidade ao fortalecimento do processo de comercialização da CooperCarajas, a Incubadora continuou o acompanhamento e o incentivo às Feiras Agroecológicas. A Feira realizada no Condomínio Solar da Serra continua e está em processo de consolidação. O segundo espaço de Feira da CooperCarajas, em parceria com o Restaurante Terra Viva, teve início no dia 27 de Setembro, com a perspectiva de realização semanal, em todas as quintas-feiras.

Outros espaços foram prospectados pela Incubadora para a realização de feiras agroecológicas: a administração do Condomínio Solar de Brasília, e com a administração do Condomínio Estância Quintas da Alvorada, ambos localizados na região do Lago Sul, em Brasília. A realização neste locais depende de efetivarmos parcerias institucionais, e avançarmos a gestão contábil e registros administrativos.

Em setembro p.p. como parte das atividades de fomento a incubadora ITCP realizou curso de formação sobre Produção e Comercialização junto aos agricultores do Assentamento Mãe das Conquistas, em Buritís (MG), ministrado pelos bolsistas pesquisadores e Eng. Agrônomos Vicente Almeida e Claudinei Silva, e com a participação do convidado, Sr. Pablo Oliveira.

O curso aconteceu no domingo, 30 de setembro, conforme deliberado em assembleia geral da CooperCarajas, realizada no dia 09 de setembro de 2018, destinado aos novos associados da CooperCarajas daquele assentamento. O objetivo era a consolidação do núcleo produtivo regional da Cooperativa no Noroeste Mineiro, bem como iniciar um processo de transição agroecológica das famílias que produzem e comercializam abóboras e demais produtos da região.

A atividade contou com a participação de 14 pessoas dentre homens, mulheres e jovens envolvidas na produção de abóbora japonesa, milho, feijão, arroz, mandioca, folhosas, leite, baru e ovos. O curso contou com a colaboração do Sr. Pablo Oliveira, produtor e comerciante de produtos orgânicos no DF há 14 anos, e que compartilhou suas experiências como agricultor e comerciante de produtos orgânicos com os presentes.
Além dos conhecimentos técnicos repassados em aula, foi realizada uma visita em dois campos de produção tradicional de abóbora no assentamento, onde diversas outras informações e detalhes no manejo das culturas foram discutidos, bem como os procedimentos requeridos para que as famílias iniciem o processo de conversão agroecológica da produção de abóbora.

ANEXO 1 – Ata Assembleia geral Coopercarajas setembro 2018

Ata da Assembleia Geral da Cooperativa de Produção e Comercialização Agroecológica Carajás – CooperCarajas, realizada em Nove de Setembro de 2018, no Assentamento Pequeno William, Planaltina, DF, com início às 14h30, conforme Artigo 25 de seu Estatuto e Edital de Convocação feito pelo Conselho de Administração da CooperCarajas, em 17 de Agosto de2018, com a seguinte ordem do dia:

  1. Definição do Plano Produtivo e de Comercialização 2018/2019;
  2. Admissão de novos filiados;
  3. Outros assuntos de interesse dos associados.

Resoluções:

  1. Definição do Plano Produtivo e de Comercialização 2018/2019:
    1.1 Foram constituídos quatro grupos produtivos: a) b) c) d) ;
    1.2 A CooperCarajas focáar sua atuação de comercialização na realização de Feiras Agroecológicas e na venda de cestas para grupos previamente cadastrados;
    1.3 Realização de capacitação para os novos cooperados do Assentamento Mãe das Conquistas, em Butiris (MG), sobre processo produtivo e comercialização, a ser realizado em 30 de Setembro, próximo;
    1.4 Buscar a parceria com professores do IFB Planaltina, para realização de Oficina sobre Certificação de Produção Orgânica;
    1.5 Encaminhar a formalização da DAP jurídica da CooperCarajas;
    1.6 Promover a formalização/convênio de parceria entre a CooperCarajas e a Associação dos Produtores do Pequeno William (ASPRAFES);
    1.7 Organizar a realização de uma oficina sobre fitoterápicos, buscando a parceria da FioCruz/UnB.
  2. Admissão de novos filiados: foram aceitos como filiados os seguintes presentes na Assembleia, considerando que serão validados após o diagnóstico produtivo, a ser agendado com todos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *