Membros de projetos – ITCP 2023

Ricardo Toledo Neder
Prof. Associado III da Universidade de Brasília, atua na graduação, especialização e pós-graduação da UnB vinculado a Faculdade UnB Planaltina e Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares/ CEAM e Pòs-Graduação latu sensu RESIDENCIA CTS (FAU/UNB) - Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do CNPq. Experiência docente e de pesquisa desde 1990 nas seguintes instituições: CEDEC/OIT/PNUD (Centro de Estudos de Cultura Contemporânea/SP) Automação Microeletrônica e Trabalhadores; FGV-SP, UNICAMP/Instituto Economia/Área Meio Ambiente; USP-Piracicaba/Depto. Sociologia e Economia Rural; Unesp Rio Claro/Planejamento Territorial e (desde 2008) na UnB/Faculdade UnB Planaltina e CEAM/Reitoria. Orientador de 42 pesquisadores de graduação, 08 de mestrado, 05 de doutorado, 45 de iniciação científica e 100 bolsistas de extensão ao longo de 1990 a 2021. 45 artigos publicados e 16 livros (individuais e coletivos) curvas de aprendizagem sociotécnica & conhecimento tácito via-à-vis base tecnocientífica e adequação sociotécnica e tecnologia social. Organizador da série de livros de ensino, pesquisa e extensão Construção Social da Tecnologia.
Lattes
Márcio Mendes Celestino
Graduando em Geagro (UnB) desde 1/2018. Atuando como Assessor para Gestão Estratégica, Apoio Científico e Tecnológico a Cooperativas voltadas à Produção Agroecológica e Tecnologia Social, fornecendo assessoria técnica para negócios da economia solidária, com ênfase na incubação de empresas e no desenvolvimento de metodologias, incluindo o uso do Modelo Cerne. Expertise na utilização de Geotecnologias Sociais para planejamento e implementação de Sistemas de Produção Agrobiodiversos em áreas de reforma agrária, utilizando uma variedade de indicadores e dados, como vegetação, solos, geológico, declividade, NDVI, NBR, DNBR, Hand (profundidade do lençol freático), sequestro de carbono e mapa de suscetibilidade.
Lattes
Vinícius Aguiar Monteiro
Técnico em informática, licenciado em computação pela Universidade de Brasília (UnB), pesquisador e secretário executivo do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído - PISAC. Pesquisador na área de informática na educação e educação em computação. Atua na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP/UnB com o letramento digital dos envolvidos e a manutenção de conteúdos de ensino, pesquisa e extensão no site do ITCP/UnB e no SIGAA.
Lattes
Rafael dos Reis Bastos
Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013) e mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2018). Pesquisador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP/UnB, Nos projetos Censo de Realidade do Oziel Alves III e Agrourbania . Faz parte do projeto de pesquisa e extensão de desenvolvimento de tecnologia social em Assentamentos Periurbanos, ITCP/UNB.
Lattes
Samila Neres
estudante de Gestão Ambiental 6° semestre, é uma pesquisadora dedicada e determinada a explorar a área de toxicologia ambiental e saúde pública. Descobrindo uma paixão por análises de água e solo, ela procura correlacionar dados georeferiados que serão coletados na região de Pipiripau III para avaliar a saúde pública local.
Lattes
Stenio Araujo Damascena
Graduando em Gestão Ambiental e aspirante pesquisador  interessado em geo-referenciamento, processamento de imagens, acessibilidade tecnológica e inclusão digital.
Lattes
Wanderley Antônio Pereira de Souza
Graduando em Gestão do Agronegócio, Universidade de Brasília, Campus Planaltina em andamento (1/2019) Pesquisador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP/UnB. Faz parte do projeto de pesquisa e extensão Calangarte, ITCP/UNB e pesquisador no Laboratório de Experiências Agroecológicas da FUP.