Quem somos

Somos um grupo de pesquisa formado em 2010 na Universidade de Brasília (UnB), com sede no Campus Planaltina. Certificado pelo CNPq,  nosso trabalho é dedicado a pesquisa e construção de Tecnologias Sociais a partir da perspectiva dos Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS). Logo, há no cerne de nossos fazeres a trans e multidisciplinaridade. Entre nossos pesquisadoras, pesquisadores, técnicos e técnicas há uma sorte ampla de formações e atuações, inclusive no que concerne ao conjunto de saberes na trajetória pessoal de cada partícipe.

Promovemos eventos e cursos, publicamos livros e periódicos, incubamos cooperativas tecnológicas populares por meio de nossa incubadora – ITCP – e mantemos parcerias com instituições e universidades dentro e fora do Brasil.

Desde 2010 criamos e mantemos a revista “Ciência & Tecnologia Social”; coleção “Construção Social da Tecnologia” 06 vols. publicados 2010-2014 (Para baixar os ebooks clique aqui); realizamos cursos pós-graduação & extensão CTS com docentes brasileiros e estrangeiros com o apoio Escola Altos Estudos CAPES – Proc. 0042/2013.

Neste período estamos trabalhando na estruturação de um futuro programa de pós-graduação estudos CTS na UnB com linhas vinculadas Adequação Sociotécnica; Auto-Gestão, ECTS, Linguagens, Saberes & Ciência; e ECTS & Educação. Além de um núcleo de Estudos em Tecnologias da Informação e Comunicação e suas Políticas.

Para tanto mantemos cooperação com diversos pesquisadores e institutos. Dentre nossos principais colocaboradores estão o Instituto de Estudios Sociales de la Ciência y Tecnología da Universidade de Quilmes (Buenos Aires, Argentina); a Cátedra Filosofia da Tecnologia do Canadá e o Applied Comunication and Technology Laboratory – Andrew Feenberg Universidade Simon Fraser (Canada) e o  Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+) da Universidade Lisboa e Instituto Técnico Superior de Portugal.

Para conhecer mais o Observatório, convidamos você a navegar por este site, pela revista C&TS, pelo repositório Ubá  e pelo site da ITCP. Qualquer material escrito nesses sítios estão sob a licença Creative Commons. Isso quer dizer que você pode baixar, citar, derivar e recriar conteúdo. Basta que cite a fonte original.